Saiba como escolher o protetor solar ideal

Veja dicas para selecionar o modelo mais adequado

Publicado em 12/12/2018
mulher-de-costas-com-chapéu-de-palha-olha-a-praia-enquanto-aplica-protetor-solar-no-ombro

Foto: Pixabay.com

O verão está chegando e as temperaturas ficam cada vez mais altas. Quando acrescentamos a essa conta o horário de verão, vigente em 11 estados brasileiros, o resultado é um tempo muito maior de exposição ao sol. Dentre tantos cuidados que devemos ter ao cuidar da nossa pele, o protetor solar é imprescindível para evitar desde pequenos incômodos a doenças mais graves.

A campanha Dezembro Laranja visa conscientizar o brasileiro sobre a importância da prevenção ao câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, ele representa 30% das ocorrências de tumores malignos registrados no Brasil. Por isso, o protetor solar não pode ser considerado um artigo extra, mas sim um item obrigatório à sua saúde. 

Apesar de ser necessário durante o ano todo — afinal, luzes artificiais também prejudicam nossa pele — o verão pode ser um incentivo para que mais pessoas adquiram o hábito de utilizá-lo. Na hora de comprar, são muitos os modelos disponíveis e isso causa diversas dúvidas nos consumidores. Por isso, compartilhamos aqui algumas dicas que vão ajudar a escolher o protetor solar ideal para a sua pele.

Proteja-se dos raios UVA e UVB

Antes da parte estética está a sua saúde. A primeira etapa é escolher um modelo que combine proteção a dois tipos de raios ultravioleta (UV): os raios UVA podem trazer manchas e rugas, enquanto os raios UVB aumentam as chances de câncer de pele. Produtos com a mescla entre filtros solares físicos e químicos ajudam nesta tarefa, essencial para quem quer evitar problemas causados pelos raios solares.

Escolha o FPS mais adequado

Toda embalagem contém um número indicando a quantidade de FPS (Fator de Proteção Solar), importante para proteção contra os raios UVB. O FPS multiplica o tempo que uma pele pode ficar exposta sem complicações e, portanto, quanto maior o índice, mais minutos de proteção.

O número do FPS pode chegar a 100 e, quanto mais clara fora a pele, a tendência é que o índice precise ser maior. Se você passa o protetor solar e ainda assim fica com a pele vermelha, pode ser que a proteção não esteja adequada e você precise aumentar o fator.

Lembre-se também de conferir o índice para a proteção contra os raios UVA, igualmente perigosos. A medição é feita pela quantidade de PDD (Persistent Pigment Darkening) e também precisa estar mencionada na embalagem. Um PDD acima do índice 12 é considerado ideal e estará indicado com o sinal de adição (por exemplo, 12+).

Selecione um protetor solar compatível com a sua pele

Para garantir maior conforto, verifique alguns atributos químicos e escolha um protetor que seja mais compatível com a sua pele. Há modelos oil free, ideais para pele oleosa e mais suscetível a desenvolver espinhas. Também é possível encontrar produtos hipoalergênicos, necessários para evitar alergias.

No caso de peles mais envelhecidas, um protetor em creme pode ser mais eficiente. Há também outras variações e formatos, como o gel e o spray. Escolha o tipo mais adequado, sem esquecer que o mais importante é a proteção.

É possível que seu dermatologista recomende um protetor solar específico para o rosto. Esses produtos geralmente têm um índice de FPS menor, mas são mais eficientes para a proteção fácil. Há também protetores que combinam a maquiagem, ideal para quem quer se sentir protegida e ficar com o look em dia.

Aplique da forma correta

De nada adianta escolher o produto ideal, mas errar na aplicação. Aplique-o preferencialmente a cada duas horas e no mínimo 20 minutos antes da exposição, e repasse-o cada vez que transpirar em excesso ou sair da praia e piscina, por exemplo. Mantenha longe dos olhos, pois muitos modelos podem causar ardor quando entram em contato.

Lembre-se que a utilização do protetor solar não exclui a necessidade de se proteger com outros acessórios, como sombrinhas, chapéus e óculos escuros. Assim, você curte o verão com saúde e cheia de estilo.