Pantone elege o Ultra Violet como a cor do ano de 2018

Aprenda como usar o roxo da vez em suas produções diárias

Publicado em 11/12/2017
Imagem com ultra violet ao fundo e os dizeres, em inglês, "Cor do ano 2018, Pantone Ultra Violet"

A Pantone, autoridade global em cores, elegeu o Ultra Violet como a cor do ano de 2018. O tom influenciará a moda, a beleza e os objetos de decoração dos próximos meses, com a proposta de dar espaço a imaginação, ingenuidade e originalidade.

"O Ultra Violet é uma sombra enigmática e púrpura que evoca o espírito inventivo e o pensamento imaginativo que desafiam o status quo. Um tom espiritual, que empurra os limites do que nos inspira a olhar para o futuro", anunciou Leatrice Eiseman, diretora do Instituto Pantone, em comunicado oficial à imprensa.

Trata-se de um roxo profundo e ousado, carregado da energia que precisamos para encarar 2018. “A ideia é que esta cor nos deixe mais cientes das nossas capacidades criativas e sensitivas. Desde explorar novas tecnologias e as galáxias universo afora até encontrar novas forças artísticas e espirituais dentro de nós. Tudo isso faz parte do cosmos do tom".

Considerando que o roxo, de fato, é muito usado para meditação (como iluminação) e sempre esteve ligado ao mindfulness, o tom aparece com a intenção de provocar mudanças culturais e de comportamento.

"A seleção Pantone Color of the Year é mais do que um comentário sobre as tendências de cores, é uma reflexão sobre um momento cultural coletivo. A seleção do Ultra Violet fala com o nosso desejo de compartilhar uma compreensão mais profunda em um cenário cada vez mais complexo", completou Leatrice.

Como usar o Ultra Violet?

Em outubro, o Sou Moda fez uma entrevista com a colorista Luciana Ulrich, que antecipou a chegada da tendência e deu dicas de como incorporar o tom nas produções diárias.

"O roxo é uma cor difícil de ser usada sozinha, por isso ele aparece em combinações com amarelo, verde, vermelho, azul", explicou a colorista.

Para ela, o ideal é investir no Ultra Violet nos detalhes dos looks. "Principalmente nos acessórios, como bolsas, colares e sapatos".

Foto: Divulgação