Motivos para remover a maquiagem antes de dormir

Pular essa etapa pode trazer muitos problemas para a pele

Publicado em 28/11/2018
mulher-dorme-tranquila-com-travesseiro-e-lençóis-brancos

Foto: Shutterstock.com

A rotina das grandes cidades é corrida e capaz de deixar todas nós exaustas após um longo dia de trabalho. Por isso, ao chegar em casa, é preciso ter força de vontade para realizar o importante processo de remoção da maquiagem. Quem pula essa etapa e dorme sem a remoção dos produtos está colocando a saúde em risco.

Dormir com maquiagem pode trazer inúmeros problemas

Uma pesquisa recente do jornal inglês Daily Mail indicou que 30% das mulheres dormem com maquiagem. As consequências podem ser muitas, como poros obstruídos, excesso de oleosidade, lábios ressecados, cílios quebradiços e o aparecimento de cravos e espinhas. Com a maquiagem, a pele passa a receber pouco oxigênio, não respira e tem dificuldade para se renovar, justamente no período em que o metabolismo das células cutâneas é mais forte e está pronto para absorver os nutrientes com mais facilidade.

Em casos mais graves, dormir com a maquiagem pode romper as veias, causar rugas, ressecamento da pele e até mesmo a cegueira, em situações mais críticas. A pele danificada tem suas estruturas de colágeno e elástica danificadas, o que pode causar outros perigos como infecções, alergias ou a blefarite, uma inflamação nas pálpebras que impacta os cílios.

Passo a passo para a limpeza da pele antes de dormir

Comece limpando a pele com água micelar ou um demaquilante, passando o algodão com movimentos circulares para tirar todos os vestígios, mesmo na área dos olhos e lábios. Depois, lave com um sabonete neutro e prepare a pele com um tônico. Ao término, passe um hidratante que será absorvido pela pele, concluindo a limpeza.

É importante garantir a higiene dos instrumentos utilizados para maquiagem, como pincéis, e também certificar que os produtos são adequados à sua pele. Caso note o surgimento de manchas e rugas, procure imediatamente um dermatologista para o tratamento correto.

Sabemos que fatores como a poluição, fumaça e raios solares também podem prejudicar a pele. É necessário combinar a remoção da maquiagem antes de dormir com os cuidados durante o dia, como utilizar o protetor solar, beber muita água e ter uma boa alimentação. Investir tempo nesses cuidados vai trazer mais motivos para você ter uma boa noite de sono.