Loucas por máscaras: 6 opções para a sua rotina de beleza

Aprenda a diferença de cada máscara facial e quando usar cada uma

Publicado em 06/07/2018
menina oriental segurando uma máscara de tecido

A rotina de cuidados com a pele virou a maior tendência de 2018, e as máscaras faciais coreanas foram as grandes responsáveis por introduzir a novidade no dia a dia das brasileiras. Hoje, existe uma infinidade de marcas e opções para cada momento do seu skincare: peles secas, oleosas, com acne, poros dilatados, com cravos ou que precisam de mais viço.  Se você já parou em frente a uma prateleira e não soube por onde começar, confira algumas dicas para escolher o produto de forma personaliza e aprenda a usá-lo.

Sheet Masks ou Máscaras de tecido

Originárias da Coreia do Sul, as máscaras de tecido, apesar de não serem sustentáveis, são bastante práticas para quem precisa viajar, por exemplo. Feitas de fibras como o algodão, as sheet masks contêm muita água e uma gama de nutrientes. Além de relaxantes, elas maximizam o tratamento porque, diferentemente de cremes, prendem os ativos no rosto, evitando sua evaporação. O ideal é usá-las duas vezes por semana e de 10 a 20 minutos. Depois disso, lave o rosto.

Máscara de argila

As máscaras de argila podem ser ideais para quem tem pele oleosa ou com acne, pois ajudam a expelir toxinas do rosto. São três opções: verde, para peles normais ou oleosas; branca, para quem tem tendência ao ressecamento, e a preta, de lava vulcânica, que ajuda no rejuvenescimento e a renovar a pele. Para adquirir a sensação de bem-estar e aproveitar todos os benefícios do produto, não deixe-a secar completamente. Do contrário, o produto sugará a hidratação e provocará irritação na pele. 

Máscaras Peel-Off

Para quem tem o objetivo de renovar as células do rosto, limpar os poros, retirar cravos e deixar a pele uniforme, as máscaras peel-off são as mais indicadas. O material aparece em versão líquida ou em gel dentro de potes e tubos. Depois de alguns minutos na pele, secam e criam uma camada que adere ao rosto. Porém, tenha cuidado, algumas opções são capazes de grudar nos pelos e, quando retiradas, podem machucar a pele. Aplique o produto só em zonas oleosas, como nariz, testa e queixo. 

Máscaras cremosas e em gel

Se você está buscando uma pele com viço e rejuvenescida, então invista em máscaras cremosas ou em gel, que têm ingredientes ideais para dar aquele upgrade facial. Mas atenção, não use todos os dias, somente quando deseja se preparar para uma ocasião especial. 

Máscaras esfoliantes

Essa opção tem efeito dois em um: ao mesmo tempo em que faz uma limpeza mais profunda no rosto, retirando células mortas e diminuindo os poros, contém ativos e ingredientes que iluminam e revigoram a pele. Elas devem ser usadas apenas uma vez por semana e devem ser seguidas de muita hidratação. 

Foto: Reprodução/Pinterest