Empresas lançam campanhas para promover o Outubro Rosa

Iniciativas têm como objetivo arrecadar doações e incentivar a prevenção

Publicado em 02/10/2018
palácio-do-planato-decorado-em-cor-de-rosa-para-o-outubro-rosa

Foto: Palácio do Planalto decorado para o Outubro Rosa (crédito - Valter Campanato/Agência Brasil)

Neste mês as atenções estão voltadas para o Outubro Rosa, uma campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Iniciativas por todo o mundo são promovidas com o intuito de informar homens e mulheres, incentivando a realização de exames e alertando sobre como o diagnóstico precoce pode salvar vidas.

Ações chamam a atenção dos clientes

As empresas ajudam no engajamento do público, com campanhas dos mais diversos formatos. A Pantene, por exemplo, realiza cortes de cabelo gratuitos em São Paulo ao longo do mês. Em troca do corte, o cliente doa o cabelo para a fabricação de perucas, utilizadas em pacientes que estão em tratamento enfrentando a doença. Assim, tanto a empresa quanto o cliente colaboram positivamente para a campanha.

Já o Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo (SP), investiu na estética para chamar a atenção e deixará suas fachadas e jardins iluminados em cor-de-rosa, durante o mês de outubro.

braço-erguido-com-o-produto-pulseira-do-bem-preso-ao-pulso

Foto: Pulseira do Bem, produto da AMARO lançado para o Outubro Rosa (crédito - AMARO/divulgação)

Vendas revertidas para a campanha

Uma forma de colaboração encontrada pelas empresas é relacionar a venda de alguns produtos ao Outubro Rosa. A Tupperware Brands divulgou que parte da renda arrecadada com a Eco Tupper Garrafa Plus Rosa, de 1 litro, será doada ao Hospital de Câncer de Barretos. É o quinto ano consecutivo dessa parceria.

Outra companhia que divulgou produtos para o Outubro Rosa é a Anna Pegova, fabricante de cosméticos de origem francesa. A proposta é doar parte do valor recebido com as vendas do hidratante Crème Anti-âge Pluri-Active. Paralelamente, foram lançados sabonetes com base 100% vegetal, uma edição especial para a campanha. O dinheiro vai para a organização sem fins lucrativos FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas).

ONGs participam do Outubro Rosa

As ONGs também se movimentam para atuar na campanha. Com o objetivo de aumentar a autoestima das pessoas que estão em tratamento, as instituições Cabeleira, Rapunzel Solidária e Fundação Laço Rosa transformam as doações recebidas em perucas, distribuídas aos pacientes que não têm condição financeira para fazer essa aquisição. Apenas considerando a ONG Rapunzel Solidária, mais de 50 mil pessoas já foram indiretamente afetadas pelas ações.

Outra ONG, a Orientavida, fez uma parceria com a AMARO, marca digital de moda feminina. Serão lançadas cinco peças com mensagens de conscientização estampadas, acompanhadas de uma “Pulseira do Bem”. A cada 14 pulseiras distribuídas, uma mamografia é paga, sendo que a AMARO também vende a pulseira isoladamente.

Não importa qual o formato da ação, o importante mesmo é participar e divulgar a campanha do Outubro Rosa. Assim, cada vez mais homens e mulheres podem se prevenir, fazer o diagnóstico precoce e, claro, viver com mais saúde.