Conheça os benefícios dos cosméticos orgânicos

Entrevistamos José Turcatto, dono do 1º salão 100% orgânico do país

Publicado em 06/03/2018
Mulher deitada em salão de beleza esperando massagem

Nos últimos anos, a qualidade e o custo-benefício deixaram de ser as únicas exigências das pessoas quando o assunto é produtos de beleza. Fatores como compromisso social e com o meio ambiente são questões que têm pesado quando chega o momento de escolher novas marcas e tratamentos. E, para quem busca a união de todos esses valores, uma alternativa é a adesão de cosméticos orgânicos

Totalmente livres de componentes químicos e prejudiciais ao organismo, esses produtos têm ganhado os consumidores que gostam de se aventurar em propostas mais naturais no universo da beleza. Além de benefícios diferenciados para pele, cabelo e corpo, os cosméticos orgânicos oferecem segurança na compra, pois são decorrentes de processos de produção que respeitam os animais e o meio ambiente, preservando as condições dignas de trabalho.

Dentro desse crescente conceito dos orgânicos, até mesmo salões inteiramente focados em tratamentos com itens que seguem esse tipo de procedimento já são uma realidade. No Brasil, a marca italiana Philip Martin's foi a estreante com estabelecimentos no segmento - em Curitiba e outro recém-inaugurado em Campinas -, oferecendo hidratação e outros cuidados de beleza específicos, todos com zero química.

Responsável pela marca no Brasil, o empresário José Neuro Turcatto conversou com o Sou Moda sobre os principais diferenciais que os tratamentos com cosméticos orgânicos oferecem. A seguir, você confere alguns motivos para também apostar no poder dos orgânicos.

Plantas e alimentos são a base dos cosméticos orgânicos

Um dos principais diferenciais que os tratamentos com cosméticos orgânicos proporcionam é não ter restrições de público. Por serem produtos naturais, não são oferecidos riscos que as opções convencionais muitas vezes trazem. "Agora, além dos consumidores adeptos ao conceito saudável, gestantes, lactantes e pessoas que estejam em tratamento contra o câncer também têm onde realizar os cuidados de beleza, sem riscos", destaca Turcatto.

Em relação aos tratamentos em si, o empresário ressalta a diversidade de benefícios que os orgânicos agregam. "Cabelo saudável, couro cabeludo livre de toxinas, normalidade no crescimento dos fios, fios resistentes e bem estruturados, cutículas limpas e hidratadas, brilho natural, massa capilar e segurança da saúde corporal."

Já sobre a pele, ele acrescenta vantagens como a recuperação das células mortas e, ainda, o fortalecimento da tenacidade natural do tecido cutâneo. Todos são procedimentos que visam a vitalidade da pele, muitas vezes prejudicada por tratamentos convencionais. 

No salão, a combinação de cosméticos à base de plantas e alimentos compõem os tratamentos que oferecem todos esses benefícios. A prioridade é pelo uso de produtos naturais ricos em propriedades benéficas, como o óleo de jojoba - que possui vitaminas e alta concentração de ceramida, composto natural hidratante - e a poderosa aloe vera com suas atividades antioxidantes. 

Produtos não agridem a pele

De acordo com a IBD, certificadora brasileira de produtos orgânicos, o que define um cosmético orgânico é a presença de pelo menos 95% de ingredientes orgânicos em sua composição. Isso impacta em itens produzidos sem denegrir o meio ambiente, livres de aditivos químicos em todas as fases de produção e, também, cultivados respeitando aspectos sociais e econômicos. 

Para o consumidor ter certeza que o produto que está adquirindo é orgânico, é necessário ter atenção às embalagens. Nelas, devem constar os selos de certificação dos órgãos reguladores, como o Natrue cosmetics

No caso da Philip Martin's, os produtos são importados da Itália, mas conservam os mesmos conceitos de produção. "Produtos orgânicos são livres de toxicidade, não possuem nenhum ingrediente de metais pesados, como ferro, chumbo, lauril, PEG-corantes, plástico, propileno, butylparaben, enxofre, amônia e conservantes químicos", aponta Turcatto. 

O empresário ainda dá uma dica para quem quiser se certificar por conta própria da autenticidade de um cosmético orgânico. "Faça uma mistura de produtos na pele e, se não causar nenhuma reação como vermelhidão, alergia, coceiras ou aquecimento do tecido orgânico, você pode reconhecer que é um cosmético orgânico."

No mercado, é possível encontrar marcas certificadas que oferecem esses produtos. Os da Philip Martin's são comercializados exclusivamente nos salões, onde os clientes recebem as devidas orientações de uso. As unidades da marca ficam localizadas na R. Fagundes Varela, 1.030, em Curitiba e, também, na Av. Dr. Moraes Sales, 2.258, em Campinas.

Por Luciana Faria

Foto: Freepik