Cabelos brancos naturais ou tingidos viraram tendência

Victoria, do site Inthefrow, é adepta da coloração, que virou identidade

Publicado em 01/08/2018
Victoria, do site Inthefrow, veste um biquini de bolinhas e toma sorvete

A era da beleza natural se tornou tão libertadora que até mesmo os fios brancos, tão julgados pela maioria das mulheres, agora viraram tendência. Naturais ou tingidos, a ideia é encontrar o melhor tom para você, e fazer da atitude a sua identidade.  A influencer Victoria, do Inthefrow, é loira, mas pinta os cabelos de tom acinzentado há muitos anos. Já a editora de beleza da revista Marie Claire, Vânia Goy, aderiu às mechas brancas naturais para não ficar refém da tintura.

Mas por que passamos tanto tempo achando que cabelos brancos não eram bonitos? “Quando as tinturas se popularizaram, na década de 1950, vendia-se a ideia de que cabelo branco era sinônimo de velhice e descuido”, explica Iza Dezon, do birô de tendências Peclers Paris, em entrevista ao site da Glamour. 

Tudo começou a mudar a partir dos anos 2000, época em que se iniciou o culto ao grisalho (natural ou colorido). Mulheres de 20 a 30 anos, faixa etária em que os primeiros fios aparecem, foram as primeiras a aderir à novidade. “Vivemos o momento de aceitar o corpo e entender a nossa naturalidade”, diz Iza.

 

Uma publicação compartilhada por ERDEM (@erdem) em

Essa mudança de comportamento aconteceu graças às grifes Chanel e Vivienne Westwood, que abraçam a tendência nas passarelas e campanhas. Além das marcas, Hilary Duff, Kylie Jenner e Lady Gaga já aparecem com os fios brancos e cinzas nas redes sociais.

Outra grande referência do mundo da moda é a modelo americana Kristen McMenamy, símbolo do granny hair. Aos 53 anos, ela desfila os seus longos fios brancos nas semanas de moda pelo mundo.

Para quem ainda não sofre com a transição capilar e só deseja apostar na coloração, o ideal é buscar um cabeleireiro experiente nesse sentido. Se os seus cabelos são muito escuros, recomenda-se clarear por etapas. O único contra: o tom desbota muito!

Mas se os fios brancos apareceram mais cedo, comece a repensar o estilo de suas madeixas para, talvez, aderir à tendência. “Invista num corte descolado e muita hidratação, já que o fio que nasce branco tende a ser mais ressecado, opaco e com menos elasticidade”, analisa o hairstylist Rodrigo Cintra para o site da Glamour. Esfumar a raiz ajuda na fase de transição, pois a técnica cria um degradê suave do início do fio à ponta. 

Foto: Divulgação/Victoria site Inthefrow