Boas práticas para valorizar seus cabelos cacheados

Cuidados incluem técnicas para secagem e escolha de produtos

Publicado em 10/10/2018
modelo-com-cabelos-cacheados-longos-e-bem-cuidados

Foto: Sofia Zhuravetc / Shutterstock.com

Os cabelos cacheados são tendência e muito populares entre as brasileiras. Antes passíveis de preconceito, os cachos são também um ato de posicionamento que ultrapassa a questão estética, reforçando a identidade de cada mulher. Ainda assim, há quem opte pelo alisamento, alegando mais facilidade para tratar e manter o penteado.

A verdade é que cada tipo tem suas características e o importante é compreendê-las para cuidar da melhor forma possível. Separamos aqui algumas dicas para você valorizar seus cabelos cacheados.

Cabelos cacheados exigem cuidados específicos

Seu cabelo demanda cuidados próprios e, no caso dos cacheados, eles começam no banho. Apesar da boa absorção, os cabelos cacheados perdem água com facilidade e precisam ser lavados com frequência. Esse hábito evita o ressecamento capilar e assim os cabelos não ficam arrepiados, causando o temido frizz.

A secagem também é muito importante. Há quem recomende esse procedimento com camisetas ou panos de algodão, substituindo as toalhas para diminuir atritos e quebra dos fios. Ao terminar o banho, aperte os fios e remova a umidade dos cabelos, aproveitando essa mesma etapa para modelar os cachos. A secagem natural é a melhor opção, mas se você estiver com pouco tempo, utilize o difusor de ar para secador de cabelos.

Pentear é outro cuidado fundamental para manter os cabelos cacheados saudáveis. Após o banho, os fios estarão mais propensos e esse processo será facilitado. Um pouco antes, massageie a fibra capilar e, enquanto os fios ainda estão úmidos, comece a desembaraçá-los com os dedos. Essa etapa é mais eficiente se feita diretamente com as mãos, por isso tenha paciência. Se optar por escovas, garanta que o produto é apropriado e não danifica os cachos. Para pentes, considere apenas os de dentes largos, utilizando-os de forma superficial.

Selecione produtos adequados

Esta é outra delicada questão. Tão importantes quanto os hábitos são os produtos utilizados na manutenção dos cabelos cacheados. São diversas opções e é preciso encontrar a que melhor se adapta aos seus, mas algumas orientações são úteis a todos.

Os cabelos vão formando cachos ao longo do fio e, quando não cuidados, ficam frágeis e sem forma. Para cabelos demasiadamente secos, sem óleo ou umidade, descarte o shampoo e considere apenas o condicionador. Essa técnica, conhecida como co-wash, tem o objetivo de reduzir o número de substâncias aplicadas desnecessariamente na lavagem.

Há produtos específicos para cabelos cacheados e que substituem shampoo, cremes e hidratantes industrializados, mantendo a oleosidade do fio. Já estão disponíveis produtos orgânicos, que utilizam como base óleos vegetais, frutas e grãos integrais, como a linhaça. Se ainda assim optar pelo shampoo, certifique-se que escolheu produtos sem sal e formatados para cabelos cacheados, com óleos e vitaminas que fortificam o cabelo.

Pode parecer trabalhoso cuidar dos cabelos cacheados, mas vale muito a pena. Os cachos têm uma beleza única e caem bem em diversos penteados. Por isso, valorizar os cabelos cacheados é a melhor opção para quem quer ficar bonita sem perder a identidade.