5 cuidados essenciais para o cabelo vermelho cacheado

Dicas ajudam a manter a saúde dos fios e a nuance da cor

Publicado em 05/12/2017
Mulher ruiva de cabelo cacheado de costas olhando o rio

Para quem deseja ter um cabelo vermelho, o primeiro passo é escolher um tom que valorize a cor da pele para combinar com os fios. Depois vem o momento dos cuidados especiais, afinal, cabelos tingidos exigem uma série de tratamentos para permanecerem sempre lindos e saudáveis. E a dica se torna mais válida ainda para quem tem cabelos cacheados. 

Só pelo formato em espiral, os cachos são mais secos, pois a oleosidade natural dos cabelos acaba não sendo transferida da raiz às pontas. Após o tingimento, essa característica acaba acentuada pela química e, para não perder o realce do vermelho e manter uma aparência viva nos fios, é fundamental estar atenta a alguns cuidados.

O Sou Moda separou 5 deles para você cuidar dos seus cabelos cacheados vermelhos do jeito que eles merecem:

Use cremes limpantes: ingrediente de shampoos, o sulfato deve ser evitado pelas cacheadas, pois traz um aspecto ainda mais ressecado aos cabelos. Isso acontece porque a substância é forte e retira em excesso substâncias dos fios, além de aumentar o frizz. Recorra às versões sem o composto (Low Poo e No Poo) ou a cremes limpantes para as lavagens.

Não exagere nas lavagens: para não oxidar e desgastar a tonalidade, além dos produtos certos, também é importante manter uma frequência menor de lavagens, pois a água em excesso acentua esses problemas.

Mantenha a hidratação sempre: invista em hidratações semanais. Como a combinação de cachos e tingimento resulta em mais ressecamento, manter o cuidado com frequência é fundamental. A hidratação mantém o brilho e garante a nuance do vermelho ainda mais bonita, sem contar que elimina as pontas secas, que podem aparecer mais com a tinta.

Use leave-in com filtro solar: o vermelho é mais difícil de ser absorvido pelos fios, por isso é muito importante manter o hábito de, todos os dias, usar um leave-in com filtro solar para evitar desbotamentos rápidos. Procure no mercado finalizadores que já vêm com o protetor para garantir o cuidado completo.

Cuidado com os retoques: retoques de cor em curtos períodos de tempo não fazem bem aos cabelos. O mais indicado é, na hora de retocar, recorrer a tonalizantes no lugar das tintas, que são menos agressivos. Converse com o seu cabeleireiro para manter o tom dos sonhos sem prejudicar a saúde dos fios.

Foto: Reprodução/Instagram Gleici Duarte